segunda-feira, 15 de julho de 2013

definições das estruturas de um fungo:

os fungos são compostos de: hifas, micélio, a estrutura reprodutora e estruturas produtoras de esporos:
As hifas: A hifa é um longo e ramificado filamento que em conjunto com outras hifas forma o talo de um fungo (micélio). As hifas pode também ser encontradas nos gonídios de líquens. Uma hifa típica é constituída por uma parede tubular de quitina.

O micélio: É o conjunto de hifas,o micélio que se desenvolve no interior do substrato, funcionando também como elemento de sustentação e de absorção de nutrientes, é chamado de micélio vegetativo.
O micélio que se projeta na superfície e cresce acima do meio de cultivo é o micélio aéreo.
Quando o micélio aéreo se diferencia para sustentar os corpos de frutificação ou propágulos, constitui o micélio reprodutivo. ou seja a estrutura produtora de esporos e a estrutura reprodutoras são micélios, conjunto de hifas.

curiosidades:

Muitas especies de fungos se especializaram em parasitar  seres vivos. Delas, algumas são agentes causais de doenças em plantas( ex: vassoura-de-bruxa que ataca o cacau, e a ferrugem do café), ou em animais, inclusive em humanos(ex: micoses, e as alergias) Os ambientes úmidos são os mais propícios para o desenvolvimento de hifas, que são estrutura dos fungos(ver definições das estruturas de um fungo*), Quando produzidas em grande quantidade, eles ficam em suspensão no ar e podem causar problemas respiratórios e alergias.

o que são fungos?

Os fungos são seres vivos ao mesmo tempo muito comuns, e desconhecidos. 
São fundamentais para a ecologia do planeta, atuando lado a lado com as bactérias no processo de reciclagem de matéria e são muito importantes na fabricação de produtos muito consumidos no mundo inteiro, como o álcool etílico, queijos e pães.
Possuem características comportamentais, de alimentação e de reprodução completamente únicos entre os seres vivos.
Os fungos são os representantes do Reino Fungi, e constituem um grupo com aproximadamente 200.000 espécies, que sobrevivem nos mais diversos ambientes do planeta. O que pode ser mais frequentemente encontrado em nosso dia-a-dia, é a chamada levedura, ou Saccharomyces cerevisiae.

Mesmo não muito conhecido pela população em geral, ele é essencial na produção de pão, álcool, cerveja, cachaça e combustível, devido a fermentação que realiza. Essa fermentação é realizada a partir do açúcar. Ela se dá quando o fungo retira do açúcar a energia que necessita para suas funções vitais e libera o álcool etílico.

No outro oposto, também temos substâncias produzidas por fungos que podem ser extremamente tóxicas ( como por exemplo o cogumelo que cresce sobre o esterco do gado, extremamente prejudicial à saúde humana), e ainda outras substâncias com poderes alucinógenos ( como o LSD, produto sintético, proveniente de uma substância produzida por um fungo, assim como os cogumelos utilizidados em rituais alternativos de alucinógenos. O uso excessivo de algum deles provoca casos de desintegração mental que exigem internamento psiquiátrico).