quinta-feira, 18 de julho de 2013

DIVERSIDADE DOS FUNGOS:

ZIGOMICETOS: 
  São  os fungos mais simples, de hifas cenocíticas, cujo micélio se espalha sobre o substrato, produzindo ocasionais esporângios na na extremidade de algumas hifas que se elevam verticalmente. Quando os esporângios se rompem, os esporos se dispersam no ambiente e germinam sobre novos substratos
ex: o mofo negro do pão e de outros alimentos; alguns são usados comercialmente para a produção de molho de soja e de medicamentos. 

ASCOMICETOS:
     Esse tipo de esporo é muito leve e resistente, espalhando-se com facilidade pelo ambiente e podendo sobreviver por muito tempo até que surjam condições apropriadas para a germinação. A presença de grande quantidade de esporos desses fungos no ambiente doméstico frequentemente provoca casos alérgicos (asma e rinite, por exemplo) em seres humanos. 
ex: usado na fabricação de bebidas, álcool e pão, trufa que é muito apreciada na culinária  o bolor do pão usado em pesquisas genéticas de penicillium, produção de queijos com cheiro fortes.
**curiosidade: A ingestão do claviceps (um parasita de planta causado por esse fungo), provoca o ergotismo, intoxicação que causa alucinações  espasmos nervosos, convulçoes e pode levar a morte. alguns fungos desse  gênero podem aparecer no milho e no amendoim, e produzir substancias muito tóxicas capaz de provocar câncer no fígado. 

BASIDIOMICETOS: 
Nessa divisão estão os fungos mais familiares, conhecidos como cogumelos e orelhas-de-pau. Alguns, como o agaricus, são comestíveis   o amanita, são venenosos. Algumas especies atacam os vegetais, como cereais, e o café, causando as ferrugens, doenças que provocam grandes prejuízos á agricultura. O corpo frutífero  chamado de basidiocarpo, tem a forma de chapéu. 


DEUTEROMICETOS:
    Também chamados de fungos imperfeitos, pois não tem reprodução sexuada conhecida, incluem diversos parasitas de animais e vegetais,responsáveis pelas micoses.
ex: na especies humana causa; o pé-de-atleta e a monilíase ou candidíase na boca "sapinho" e na região genital feminina, causada pela cândida albicans.














Nenhum comentário:

Postar um comentário