quinta-feira, 18 de julho de 2013

REPRODUÇÃO DOS FUNGOS:

      Após um processo de reprodução sexual, no qual ocorre uma divisão meiótica, formam-se esporos haploides. Estes germinam e dão origem as hifas também haploides, que podem eventualmente produzir novos esporos,mesmo sem nenhum processo de reprodução sexual. 
      Todos os fungos que formam hifas se reproduzem pro fragmentação. Outra forma muito comum de reprodução assexual ocorre pela formação de esporos em estruturas especiais denominadas esporângios .
 São estruturas em forma de saco,com todo o seu conteúdo convertido na forma de um ou muitos esporos.
   
    **Muitas especies de fungos iniciam o processo de reprodução sexual quando hifas haploides de dois organismos se fundem,produzindo células com dois núcleos haploides. Elas se multiplicam e podem permanecer meses ou até anos nessa situação, compostas por células conhecidas como dicários (dois núcleos). Em certo momento os núcleos haploides se fundem, formando um zigoto (diploide),que logo entra em meiose, produzindo esporos haploides. A fase diploide do fungo, portanto, é extremamente breve e se limita ao zigoto. Este é o caso do cogumelo conhecido como champignon, um fungo muito usado em culinária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário